quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Supostos índios já invadiram 18

Subiu para 18 o número de propriedades ocupadas por supostos índios no sul da Bahia nos últimos 12 dias. Os produtores temem que o clima tenso possa prejudicar até a votação do segundo turno, no domingo. Eles estão com medo de sair de suas fazendas.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim, reclama que as invasões têm sido praticadas por grupos fortemente armados e a Polícia Federal não tem feito nada para evitar os ataques.
O clima em Ilhéus, Una e Buerarema ficou mais tenso depois da divulgação de um relatório da Funai, Fundação Nacional do Índio, afirmando que mais de 47 mil hectares de terra nesses municípios pertencem à etnia Tupinambá.
O relatório foi contestado pelos produtores, além dos próprios municípios de Una e Ilhéus, até porque os verdadeiros Tupinambás nunca viveram na região e sim os Tupiniquins e Aimorés. As contestações estão sob análise do Ministério da Justiça.
Após as conclusões sobre as contestações, o Ministério da Justiça dará prosseguimento ao processo, podendo anular ou preparar o documento que o presidente da República assinará confirmando que a terra é dos "índios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário