terça-feira, 31 de agosto de 2010

Policiais do COE (Centro de Operações Especiais) e um grupamento da Policia Militar especializada frustraram na madrugada de hoje (31) no município de Tancredo Neves a 45 km de Gandu uma Tentativa de assalto ao Banco do Brasil.
Segundo as informações policiais, pelo menos 15 homens fortemente armados invadiram a cidade cortando as linhas telefônicas e energia elétrica. Porém, foram surpreendidos pelos policiais que já estavam investigando os bandidos.
Conforme a polícia, houve uma intensa troca de tiros, culminando na morte de três marginais, um deles identificado como “Alemão”, suposto integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital

Itabuna: moradores interditam BR após morte de criança


Moradores do bairro Ferradas e Nova Ferradas na BR 415, interditaram a estrada depois que uma criança foi atropelada na tarde desta terça-feira (31/08), por volta das 12hs enquanto ia para escola
Vigson carvalho dos santos, de 9 anos, foi atropelado por um carro Fiat Uno Branco, de placa ignorada, ele teve o pescoço quebrado na hora, além de sofrer varias fraturas pelo corpo.
Polícia Militar, Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros estiveram no local para controlar a situação. Os moradores revoltados com a morte da criança interditaram os dois lados da BR com queimada de pneus, galhos de árvores e tubos de concretos. Com o acidente eles reivindicavam a instalação de quebra-molas e sinalização de trânsito.
O condutor do veículo  fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Até o fechamento desta edição ele ainda não havia sido localizado pelos policiais. Uma fila de ônibus, caminhões e carros se formaram nos dois lados da pista formando um engarrafamento.

domingo, 29 de agosto de 2010

Pequeno produtor de mandioca quer driblar crise em Buerarema.

Os pequenos produtores e agricultores familiares que participam do Seminário sobre a Cultura da Mandioca promovido pelo Sebrae em Buerarema esperam driblar a crise política que se instalou sobre a gestão municipal há um ano e meio. Como a maior parte dos projetos da cadeia produtiva depende da interveniência do município, a indefinição jurídica sobre quem assumirá definitivamente o comando a Prefeitura tem acarretado inúmeros danos.

O vereador e ex-secretário municipal de Agricultura, Roque Borges, diz que projetos da cadeia da mandiocultura estão estagnados embora reconheça a firme ação do Sebrae, EBDA e Território da Cidadania Litoral Sul de incentivo aos agricultores. “A articulação dos parceiros tem sido importante para que os efeitos da crise política sejam diminuidos. O município lidera os processos, mas a rotatividade na troca de gestores e de secretários cria embaraços para a agricultura familiar”, narra.

Além disso, o município, a 451 quilômetros de Salvador, também sofre com a questão fundiária desencadeada pela publicação de relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhecendo como terra indígena grande parte do território em cuja área rural há anos se instalaram pequenos produtores rurais e agricultores familiares em propriedades médias de quatro hectares para produção de cacau e outros cultivos, inclusive mandioca. “Tudo isso causa problemas ao desenvolvimento da cadeia produtiva e um grande desânimo”, afirma Borges.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores União de Todos no Rio Cipó, José Leandro de Queiroz, o Seminário do Sebrae foi boa oportunidade para aprender mais e se buscar alternativas para as dificuldades atuais. “Não adianta se plantar apenas sem ter noção de formação de preço e estratégias de negociação e comercialização a partir de planilhas que informem custos de produção para saber quanto vai ganhar em receita com a mandioca e subprodutos”, declarou.

O consultor do Sebrae Antonio Carlos Moura Campos discorreu sobre formação de preços e vendas no auditório da Câmara de Vereadores de Buerarema enquanto seu colega Pedro Barroso falou sobre técnicas de negociação na sede do Conselho Regional Associativista de Buerarema e Adjacências (Crasba). Na terça e quarta-feiras (18 e 19) técnicos da Conab, EBDA e do Sebrae fizeram palestras motivacionais e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Merenda Escolar de acordo o gestor de projetos Jefferson Lomanto.

A esperança dos 70 participantes é que a partir deste Seminário se possa articular o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca, principalmente pela interlocução com as instituições parceiras para dinamizar a assistência técnica e extensão rural e garantir a liberação de crédito para destravar a cadeia produtiva da mandiocultura.

Índio acusado de liderar invasões a fazendas deixa prisão.







Roivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, foi solto do presídio de Salvador na manhã desta terça-feira (17). Preso na capital baiana desde 11 de março deste ano, o índio teve a prisão revogada por ordem do juiz Antônio Carlos de Souza Hygino, da comarca de Buerarema. 

O cacique é acusado de vários crimes, como cárcere privado, saques, invasão de fazendas, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. Babau é um dos líderes dos índios Tupinambás, no sul do estado. Cerca de três mil índios vivem entre os municípios de Buerarema, Uma e Ilhéus, e disputam com fazendeiros uma área de 47 mil hectares.
De acordo com o Bahia Meio Dia, além do cacique, tiveram a prisão revogada o irmão dele, Givaldo da Silva, que também estava preso, e a irmã Glicéria Silva, que estava presa em Itabuna.

 

 

Setran vai disciplinar estacionamento no centro.



Com o objetivo de cumprir a resolução 302 do Conselho Nacional de Trânsito, que define e regulamenta a criação de áreas de segurança e estacionamento de veículos, a Secretaria de Transporte e Trânsito promoveu um encontro com empresários e representantes de transportadoras. Na agenda, o ordenamento do trânsito e do uso dos estacionamentos na área central da cidade.
A idéia é melhorar o tráfego no eixo central, que envolve as avenidas Cinqüentenário, Beira Rio, Praça Adami e áreas vizinhas.
Com o novo sistema os veículos com mais de 3,5 mil quilos – caminhões trucados e toco – poderão operar na carga e descarga de mercadorias entre as 19 horas e 9 horas da manhã seguinte. Já os veículos de porte médio terão um horário ampliado das 19 às 13 horas e os de pequeno porte, como vans e sprinters, poderão operar durante todo o período pois não geram problemas de estacionamento.
Para disciplinar o estacionamento de veículos na área central da cidade, o diretor de Trânsito da Settran, Deroaldo Andrade, anuncia a criação de dois pontos de carga e descarga de mercadorias na Duque de Caxias, cinco na Cinqüentenário, um na avenida Beira Rio, dois na Inácio Tosta e mais um na praça Adami.

CASAL QUE APLICAVA GOLRES ESTÁ PRESO EM ILHÉUS

image
Notícias Sideral
Casal de Minas Gerais foi preso em Ilhéus após aplicar vários golpes a comerciantes da cidade, a exemplo do policial militar Waldevan Santos de Jesus, residente no bairro Nelson Costa que foi pego de surpresa quando procurado com uma criança nos braços de um ano e seis meses dizendo que estavam passando necessidades e precisava de dinheiro e dizendo serem amigos de um conhecido do PM, de nome Gildásio, a amizade foi firmada e a confiança realizada, daí em diante alguns conhecidos do policial foram procurados e cheques sem fundos passados usando o nome do PM Waldevan como avalista, sem seu consentimento, e no momento em que conheceu o casal o rapaz trapalhão se identificou como sendo Leandro e a mulher, Cintia. Quando descobriu da utilização do seu nome como avalista a vítima procurou o casal, visto que vários comerciantes começaram a procurá-lo para cobrar as dividas.
O policial iniciou uma busca ao casal em toda cidade e somente agora tomou conhecimento que estavam em Ponta da Tulha, e em seguida que eles estavam presos na 7ª COORPIN, por estarem dando golpes com cheques na cidade. Waldevan compareceu na delegacia e reconheceu o casal, ficando sabendo que o nome correto como sendo Telmo Chaves Costa e Cintia Dutervil Mascarenhas que tem quatro mandados de prisão como autora de vários golpes. Outra vítima que prestou queixa no plantão policial foi o comerciante Silvio Luiz Longo da cabana Parada Obrigatória, referente a consumo utilizando pagamento com um cheque no valor de R$ 200,00 que após consultado tomou conhecimento ser roubado. Um débito de R$ 300,00 foi realizado no estabelecimento comercial cabana Parada Obrigatória.
Outros comerciantes foram lesados pelo casal a exemplo das pousadas Aconchego, Santa Cruz, Mares do Sol, e uma outra pousada no bairro São Domingos e casas alugadas.

Turista argentina desacata policial e vai presa


Uma turista argentina foi presa por um policial militar na noite deste sábado (28) em Porto Seguro. Segundo o PM, ela o desacatou.

O incidente, que aconteceu no aeroporto da cidade, teria começado depois que a turista
começou a reclamar do atraso de um vôo da companhia TAM, no qual embarcaria para seu país.

Conforme as informações, a argentina teria pedido providências ao policial, que contestou, dizendo que aquela não era sua atribuição.

Bastante alterada, ela teria começado a desacatar o policial, que a conduziu para a delegacia de polícia.

O delegado Hermano Costa lavrou um termo de ocorrência circunstanciado e liberou a argentina, que perdeu o vôo. Ela não quis falar com a reportagem.